categorias

Image Map

26 de outubro de 2015

GUIA: DAMAS E PAJENS!




A entrada dos pajens e daminhas, é o momento mais fofo e engraçadinho de uma cerimônia de casamento. A maioria dos noivos ainda preferem crianças para carregar as alianças e abrir o caminho da noiva. Mas não é uma regra, existem outras opções. Já vi  em casamentos, os avôs dos noivos entrando com as alianças, os pais e até o cachorro da família.

Mas apesar de ser uma gracinha ter damas e pajens no casamento, não podemos deixar de falar os riscos que os noivos correm ao convidar crianças para entrarem na cerimônia. Afinal criança é imprevisível e na hora pode emburrar, chorar, fazer pirraça, e não querer entrar nem por reza brava! Rsrsrs...


Meu filho Caleb entrou no casamento da minha prima no mês passado, ele entrou com a bíblia. Caleb é muito conversado, esperto e não tem nada de tímido, conversava sempre com ele sobre o casamento, e que ele iria entrar. E ele me dizia que iria entrar e sem chorar! Mas confesso que na hora me deu um frio na barriga, medo dele do nada, dizer que não queria entrar mais. Mas ele entrou e sozinho, ficou uma fofura, olha só!




Meu príncipe!






  • Qual a idade ideal para ser daminha e pajem?

Dependendo da criança, a partir de três anos já é uma boa idade. Se a criança for comunicativa e desinibida, a chances dela entrar no seu casamento, sem chorar ou fazer pirraça é grande. Agora uma dica noivinhas, por mais que você goste, evite convidar crianças que são muito tímidas e pirracentas pois, você pode ficar frustrada e a chance de uma criança assim entrar, só um milagre!

Outro detalhe,  convide crianças que tenham intimidade com o casal, crianças que façam parte do seu convívio. Crianças maiores de cinco anos, já compreendem a importância do evento.


Tem noivos que adoram colocar bebês como daminhas e pajens, por mais gracioso que seja, evite. bebês são ainda mais imprevisíveis. Um dica se você quiser muito colocar uma criança que tenha menos de três anos, coloque-a para entrar com um irmãozinho mais velho de mãos dadas.


  • Quem deve pagar o traje? Os pais ou os noivos?
É de bom tom que, ao convidar damas e pajens, os noivos ofereçam para custear os trajes das crianças. Ainda mais se os pais não tiverem condições financeiras. Agora se for o contrário e os pais da criança tem condições, tudo pode ser conversado e combinado. Agora despesas como almofadinha, buquê e cabelo os noivos que tem que arcar com as despesas.

E detalhe: Se os noivos não vão pagar pela roupa da daminha ou do pajem, também não pode exigir uma roupa muito cara. Além de ser desagradável, se os pais estiverem sem condições talvez nem deixe a criança participar.


  • Só posso convidar parente para ser pajem ou dama?

Não mesmo, o casamento é seu e você convida quem quiser e crianças com quem tem afinidade. Do que adianta colocar um parente para entrar, que não tem muito contato com você.. No meu casamento eu tive muitos problemas em relação a isso. Meus parentes por parte de pai, me deram um trabalho danado por causa disso. Eles praticamente chantagearam  e queriam me obrigar a colocar meus primos pequenos quem nem faziam parte da minha vida direito, crianças que eu não tinha vínculo nenhum apesar de ser da família.Tive uma prima que chegou a dizer que se a filha dela não entrasse ela não iria no meu casamento, e o mais engraçado quando ela se casou, fui somente uma convidada. Como eu não aceitei isso, e acabei colocando as crianças que eu realmente tinha afinidade e não eram da família, meus parentes ficaram com raiva, e alguns nem foram no casamento.

Seja firme, pois o que tem de parente querendo intrometer e dar pitaco quando estamos organizando o casamento. Faça o que você tiver vontade!


  • Quantos pajens e daminhas posso convidar?
Não tem um número específico. Mas na minha opinião duas damas e dois pajens já estão de bom tamanho. Se você coloca crianças demais, pode ficar cansativo. Na época do meu casamento eu coloquei três daminhas crianças e três damas adultas e não tive pajem. 


  • Quem cuida das crianças antes de entrarem
Os pais ou a cerimonialista, mas o ideal é que os pais fiquem de olho na criança. Crianças muito pequenas se cansam e ficam impacientes com mais facilidade, é importante que elas entrem primeiro. 


  • O que as crianças podem levar?

Bolinha de sabão, bíblia, no caso dos pajens eles podem entrar puxando um carrinho, as daminhas com bonecas, ursinhos. Brinquedos que foram dos noivos, buquê, cestinha com pétalas de flores, balões á gás (fica lindoooo), almofadinha com as alianças etc.



  • Precisa de lembrancinha?
Não é obrigatório, mas fazer ou comprar uma lembrancinha para as damas e pajens em forma de agradecimento, faz toda a diferença.


  • Como escolher a roupa ideal?
Para não ter erro, escolha tons pastéis e discretos, especialmente se o casamento for durante o dia. Equilibrar os tons é de extrema importância. Se o casamento for á noite, pode-se colocar bordados e brilho. Mas o mais importante é que as roupas sejam confortáveis, não tem nada mais desagradável do que sapato apertado, roupa pinicando, a criança vai ficar muito irritada e inquieta. 

Os trajes devem combinar com a roupa da noiva e com as cores da decoração e do buquê. Usar detalhes nestas tonalidades dão um charme a mais. Os pajens podem usar (se quiser) um modelo igual ao do noivo. Fica super fofo!




















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Anterior Próxima Página Home