categorias

Image Map

31 de março de 2017

DICAS PARA ENCONTRAR O FOTÓGRAFO IDEAL PARA O SEU CASAMENTO


Se você noivinha está na correria com os preparativos do casamento, certamente já percebeu que contratar um fotógrafo não é uma tarefa fácil. Tudo depende de estilo, orçamento e empatia pelo profissional.
O fotógrafo estará com o casal durante todo o dia do casamento, e provavelmente dias depois da cerimônia quando os noivos costumam fazer as fotos para o álbum. Por isso é importante a escolha de um profissional que atenda as suas expectativas, e que deixe os noivos á vontade.
Quando me casei alguns anos atrás, muitas pessoas questionavam e achavam um absurdo o valor que estávamos pagando pelas fotografias e vídeos do nosso casamento. Absurdo é você não investir em algo que será de extrema importância na vida do casal. As fotografias nos ajudam a lembrar de momentos especiais, esquecidos e detalhes que as vezes na correria passaram despercebidos. 
Meu amigo e fotógrafo Danilo Viana, especializado em fotografias de casamento há mais de 18 anos, só tira fotos maravilhosas e tops! Separou dicas preciosas para você saber antes de contratar um fotógrafo.





1) Qual é o seu estilo de fotografar? Luz natural, fotojornalismo, tradicional, ilustrativo e etc. O estilo ideal de fotografia de casamento é o fotojornalismo que é foto mais espontânea, menos posada.
2) Você já fotografou no local onde será meu casamento? É interessante saber se o fotógrafo conhece o espaço, a luz local e etc. Se ele não conhecer indique o site do local ou o endereço para que ele fique por dentro das informações.
3) Quantas horas de trabalho no dia do casamento estão inclusas no meu pacote? A quantidade de horas varia de acordo com o pacote, porém é importante saber dentro do pacote escolhido até que horas o fotógrafo vai acompanhar o evento.
4) Quanto custa a hora adicional que não está inclusa no pacote? Os noivos precisam ter noção do custo adicional da hora do profissional, caso necessitem que o mesmo fique por mais algum tempo na festa.
5) Você trará um segundo fotógrafo? No quesito fotografia é extremamente essencial que o fotógrafo tenha uma equipe trabalhando com ele (segundo fotógrafo e assistente de luz). Nesta equipe deve conter principalmente um segundo fotógrafo. Todos os momentos do casamento devem ser registrados e para garantir isso nada melhor do que dois profissionais.
6) Quantas fotografias serão entregues? Os noivos precisam ter conhecimento da média de fotografias que o profissional irá entregar. Geralmente a média é de 400 a 600 fotos (somando making of, cerimônia, jantar e festa). Claro que essa quantidade varia de acordo com o tamanho do evento e quantidade de convidados.
7) Quantas fotos serão tratadas e como serão entregues? Alguns profissionais não entregam todas as fotos do casamento tratadas, por isso é interessante você fazer esse questionamento. O ideal para um casamento é que todas as fotos sejam tratadas, mas depende muito do estilo de trabalho do fotógrafo. Questione a forma como serão entregues, se serão em um DVD, Pen Drive, reveladas, em um fotolivro e etc. Você precisa ser informado da forma que irá receber esse material e o que está incluso no seu pacote.
8) Qual é o prazo de entrega do material? Informe-se sobre quanto tempo o profissional leva para entregar as fotos. Geralmente para um casamento eles demoram cerca de 30 a 60 dias.
9) Como é o álbum de casamento? Se o seu pacote inclui o foto livro (álbum) peça para ver um portfólio e avalie a qualidade e o acabamento do material.
10) Você utiliza as imagens para fins comerciais? Os noivos não querem ser pegos de surpresa ao verem suas fotos publicadas em sites, mídias sociais e materiais publicitários do fotógrafo. Por isso, o ideal é questionar se ele usará as fotos para outros fins. É comum os profissionais usarem as fotos como divulgação dos seus trabalhos e não há nada de errado nisso, desde que tenham a aprovação dos noivos.
11) Quais são suas políticas de cancelamento? Vamos combinar que ninguém quer cancelar um casamento, mas essa hipótese existe e precisa ser levada em consideração. Portanto, tenha conhecimento das políticas do fotógrafo em caso de cancelamento do contrato e consequentemente do casamento.
12) Como são as formas de pagamento?Verifique com o fotógrafo como poderá ser feito o pagamento do serviço, veja as possibilidades de desconto e as condições.

Depois de ter escolhido bem o profissional que irá fotografar o seu casamento, solicite a ele um contrato de prestação de serviço e deixe bem claro nas cláusulas tudo aquilo que já havia sido combinado anteriormente. O contrato é uma garantia tanto para os noivos quanto para o profissional. Não abra mão dele!

Beijos Jojo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Anterior Próxima Página Home