categorias

Image Map

19 de abril de 2017

O SIGNIFICADO DAS ALIANÇAS



Olá meus amores, tudo bem com vocês?
Para as noivinhas de plantão que ainda não escolheram as alianças, o post de hoje é em, especial para vocês.
Tradicionalmente os casais usam alianças para simbolizar o amor, e o seu compromisso um para com o outro, além de ser uma delícia sair desfilando por ai mostrando sua joia favorita. Rsrsrs! Essa tradição popular vem de muitos anos atrás desde o tempo dos egípcios  e possui muitos significados.
A palavra aliança, por si só, significa um acordo, um pacto entre duas partes. No contexto do casamento, as alianças celebram um acordo de cumplicidade, amor e fidelidade. Desse modo, esse simples objeto ganhou um significado muito simbólico: representa um elo material e espiritual entre duas pessoas, as quais compartilham as alegrias e tristezas da vida. Saiba neste post tudo sobre a história e os diversos significados da aliança de casamento.

A história da aliança de casamento



Os anéis, em particular, são cheios de significados. Desde o Egito antigo, os anéis são conhecidos por serem os acessórios com significados mais íntimos que usamos. Quando foram criados, os anéis tinham diferentes usabilidades, alguns  os usavam como talismãs pessoais, outros em transações comerciais, também eram usados como símbolo de status ou como promessa de amor à pessoa amada.
A palavra aliança tem origem no latim alligare, que significa relação de proximidade, de união. Fazer uma aliança com alguém é fazer um acordo, um pacto, uma união. Assim, o anel com nome de aliança é uma lembrança do pacto entre o marido e a esposa.
A história da aliança de casamento não possui uma só vertente, pois seu significado muda conforme cada religião e cada concepção de casamento que diferentes culturas e países possuem. Além disso, desde a História Antiga, cada povo dava um significado e um sentido diferente para os anéis de casamento. Nem sempre os anéis de casamento foram feitos de ouro ou materiais nobres… 
As alianças que marido e mulher usam em suas mãos, são sinal de felicidade um do outro. Amando-se os esposos estão amando a Deus. Muitas religiões consideram o casamento como sendo metade de um ciclo e que o homem só atinge e completa seu ciclo quando se casa. Seria praticamente dizer que o homem só atinge a religião completa em seu casamento. Alguns sacerdotes dizem que as alianças representam duas metades e que juntas formam um inteiro só, ressaltando essa teoria religiosa.
Na Bíblia existe uma passagem importante, que refere-se ao dilúvio. Nesta passagem, Noé é salvo com sua família. Após o dilúvio, Deus abençoa a humanidade renovada e renova a aliança com a família de Noé. O arco-íris é o sinal da grande aliança do Criador com suas criaturas.
O arco era uma arma de guerra, mas Deus não usa arma que mata. Seu arco, sua aliança é um sinal de paz e reconciliação. É sinal de vida nova. O arco-íris significa que a humanidade não sofrerá um novo castigo, como no Dilúvio. As armas de Deus são o amor e a fidelidade. Ao ver o arco-íris, Deus se recorda de sua “Aliança” e tem piedade de seu povo.
Portanto, as alianças que os esposos usam são como um pequeno arco-íris. Quando Deus olha as alianças de marido e mulher, ele se lembra de sua aliança com a humanidade. As alianças que os esposos usam querem significar todo o amor que Deus sente pelos homens. As alianças são um selo de fidelidade.
Quando o sacerdote benze as alianças, representa que Deus está se “lembrando” de seu contrato de amor para conosco. O cônjuge que é fiel ao seu companheiro está sendo fiel ao seu Criador e tornando concreto e atual o contrato amoroso de Deus com seu povo. Aquele que é infiel, quebra a “Aliança com Deus”. O mais importante é ser fiel a quem se jurou fidelidade sob as bençãos de Deus através do Sacramento do Matrimônio.
Aliança, segundo as Escrituras Sagradas, foi cada um dos pactos que Deus fez com os homens. A Velha Aliança faz parte do Velho Testamento, enquanto a Nova Aliança está presente no Novo Testamento e foi estabelecida através de Jesus Cristo.
Foi a partir do século IX que a igreja cristã adotou a aliança como um símbolo de união e fidelidade entre casais cristãos. Hoje, a aliança de casamento simboliza principalmente uma promessa de um amor eterno, devoção, amor e lealdade. Seriam os votos de casamento ditos em forma de matéria e objeto. Listamos os principais significados destes anéis românticos:
  • Amor
  • Comprometimento
  • Fidelidade
  • Cumplicidade
  • Eternidade
Ainda pensando na simbologia da aliança no casamento, o ritual da benção das alianças continua a ser um dos momentos mais solenes e comoventes da cerimônia religiosa. Todos aguardam pela hora da troca das alianças, além de ser também o fato que marca o momento em que os noivos são declarados formalmente casados.
As alianças devem então acompanhar os noivos para o resto da vida como símbolo de amor e união. (Fonte: https://www.waufen.com.br)

Por que a aliança de casamento é colocada no dedo anelar?



A tradição de usar a aliança de casamento já é antiga, desde os egípcios. Os egípcios acreditavam que o quarto dedo da mão esquerda possuía uma veia especial e que era ligada diretamente ao coração. Por isso, passaram a usar neste quarto dedo as alianças. Na Antiguidade, a maioria deste anéis eram feitos de tecido ou couro, para que os corações dos amantes permanecessem para sempre atraídos um pelo outro.
O costume foi adotado também pelos romanos, gregos e outras civilizações. O Vaticano manteve esta tradição que foi sendo passada gradativamente. Segundo a Igreja, a aliança de casamento passa da mão direita para a mão esquerda para representar a aproximação do compromisso definitivo. Se for usada na mão esquerda, ela fica mais próxima do coração.
Segundo os chineses, a aliança é usada no no quarto dedo porque é impossível separar uma mão da outra quando estão ligadas pelo quarto dedo e assim é a união do casal. Eles acreditavam que cada dedo da mão representa um membro da família:
  • Dedo Polegar: representa os pais
  • Dedo Indicador: representa os irmãos
  • Dedo Médio: representa você mesmo
  • Dedo Anelar: representa seu companheiro
  • Dedo Mindinho: representa os filhos
Segundo a explicação dos chineses, ao se unir os dedos das duas mãos pela ponta dos dedos, exceto os dedos do meio que devem estar dobrados um de frente para o outro, ao tentar separá-los, acontece algo inusitado. Os polegares podem ser separados, eles indicam seus pais; você não viverá com eles o resto de sua vida.
Os indicadores separam-se facilmente; os irmãos e irmãs um dia também vão se separar de você, pois terão suas próprias famílias. Assim o indicador e o dedo mínimo também podem se separar. Os dedos mínimos também podem ser separados. Indicam seus filhos que também irão crescer e se casar.
Finalmente, os dedos anelares, não conseguimos separá-los, significando que marido e mulher devem viver juntos o resto da vida. (Fonte: https://www.waufen.com.br)
Agora que vocês já estão bem informados sobre o significado das alianças, se inspiraram e já  estão sonhando com o modelo ideal de alianças, ou para aquele rapaz romântico que deseja fazer uma linda surpresa para a sua amada e pedi-lá em casamento. Quero indicar as Lojas Rubi Alianças, uma rede de 10 franquias de joalherias especializadas em alianças de casamento e noivado.
Além das joias maravilhosas a loja ainda oferece relógios e óculos de grifes nacionais e internacionais. 



Vantagens de comprar nas lojas Rubi

  • Os preços são acessíveis!
  • Garantia eterna para o ouro.
  • No site em até 12x e pagando com boleto ainda há 10% de desconto.
  • Mais de 500 modelos, em ouro amarelo, branco e rose.
  • 30 dias para troca.
  • Quem mora em São Paulo, pode retirar na loja.


Beijos Jojo.











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Anterior Próxima Página Home